Música Destaque

Segunda-feira, 11 de Setembro de 2006

O meu 11 de Setembro de 2001

                             Homenagem Torres Gémeas WTC

Sai agora do sofá da sala com uma das piores caras que tenho. Acabei de ver um documentário na RTP1 sobre o 11 de Setembro, "11/9 - O dia em que o mundo mudou". Não sei como consigo não deitar nenhuma lágrima, mas na verdade é que é impossível estas informações não mexerem connosco. Cada vez que vejo as imagens do acontecimento fico sempre com pele de galinha a engolir em seco.

No dia 11 de Setembro de 2001 precisamente uns escassos minutos antes do segundo avião se despenhar na 2º torre, liguei a televisão para fazer o último zaping antes de sair para a barragem para passar um dia de convívio com a família. Mas qual o meu espanto, que mal a imagem da televisão se tornara visível, vi logo uma notícia drástica! Era uma das torres gémeas a arder devido a um choque de um avião causado a poucos minutos! Eu, juntamente com os meus pais e irmã decidimos ficar só mais um pouco para ver como estava a situação, mas de repente, aparece outro avião na imagem da televisão e embate na outra torre. Pensamos em conjunto: "É outro avião! Não são imagens do primeiro! Que se passou?" Ainda pensei que fosse um tipo de avioneta que estava nas redondezas e com intuito de ter melhores informações sobre o que se passava tinha perdido o controle e foi contra a torre. Que ridícula a minha ideia! O pior estava para vir. Mas como nos estávamos a atrasar para a tarde em família, desligamos a televisão e foi a última vez que vi  as Torres Gémeas em edifício no mundo presente.

O que conhecia das Torres Gémeas tinha sabido através de um documentário no Discovery Chanel. Diziam que eram prédios muito seguros. O que estava a acoontecer eram acidentes drásticos, mas tudo se iria resolver.

Já na barragem, recebi uma mensagem de um amigo a dizer que estava tudo louco, e tinha chocado um terceiro avião, no Pentágono! Mas que notícia horrível! Mas continuei junto de todos e disse-lhes que o que se passava. Poucos minutos depois, recebia outra mensagem a dizer que uma Torre tinha desaparecido do mapa! Tinha desabado! Ficara desfeita num monte de escombros! Não queria acreditar e fui para o carro e liguei o rádio. Confirmei a notícia e todos ficámos chocados! Uns minutos mais tarde ouvi a notícia que o mesmo acontecia à outraTorre! Fiquei paralisada a ouvir tudo o que relatavam no rádio, imaginando a imagem de tudo aquilo! Foi a altura em que o rádio foi o meu melhor aliado. Nunca antes tinha focado o meu interesse para imaginar ou ter ideia de qualquer coisa.

Já de noite, quando cheguei a casa, a primeira coisa que fiz foi ligar a televisão e ver que onde estavam as torres que tinha visto antes de ir, estavam agora apenas em escombros! Imagens que tinha elaborado na minha mente com o relatos do rádio, confirmara com as imagens gravadas na televisão. Quando vi pela primeira vez a repetição das imagens dos desabados das torres, fiquei paralisada e arrepiada! Nunca me esqueci daquele momento.

É inconformante, o mundo onde vivemos!

Não gosto de ver as imagens das torres a arder, por isso decidi pôr uma imagem da homenagem que fizeram pouco tempo depois, os dois feixes de luz direccionados para o céu.

Esta imagem a seguir é o que se pode ver neste momento no Google Earth no Ground Zero.

                           Ground Zero

Gostava de saber onde vocês estavam na altura destes acontecimentos!

Feito pelos neurónios da Fiju às 00:02
link do post | comentar | favorito
|
12 comentários:
De SSusana a 11 de Setembro de 2006 às 15:31
Olá, estava a ver as noticias!!!
Este dia para mim ficou muito marcado, pois sou uma pessoa que ao pensar nas coisas consigo "quase" imaginar o sofrimento daquelas pessoas que estávam naquelas intermináveis torres naquele dia...
Penso o teria eu feito naquela aflição! Telefonar a toda a gente e despedir-me, atirar-me da torre... A certeza que tenho é que ficar quieta à espera de morrer queimada não ficava! Olha sempre podia morrer pelo cair daqueles pisos todos!!!
Ontem vi a RTP1 bem à noite, onde deu um programa de que era possivel que tivessem sido os Americanos a organizar tal barbaridade, e sabes realmente deram imensas provas que isso tivesse sido assim! Fiquei ainda mais escandalizada!
Nos aviões em 2001, ainda não era possivel telefonar de um simples telemóvel, só através telemóveis em contacto com satélites, e as caixas negras dos aviões onde estão?!
Eu tenho uma teoria desde ontem que para mim é bastante aceite, só não sei o porquê do terem feito... loucura de superioridade dos EUA?!!!
eu irei escrever no meu blog a minha recente teoria.
Beijitos SSusana.
De Mauro Maia a 11 de Setembro de 2006 às 16:40
Nesse dia acordei tarde, pouco antes das 11h da manhã. Tomei banho e dirigi-me à sala. Uns familares estavam a ver televisão e nesse momento a transmissão estava interrompida para comunicarem que um avião tinha embatido numa das torres do World Trade Center. A imagem era a da torre atingida e o apresentador relatava que ainda não havia informações disponíveis além da de que um avião tinha embatido na torre norte. Enquanto eu via as imagens o jornalista olhou uns momentos para o seu visor. Nesses poucos segundos vi um outro avião que passava por tr
as das torres. Lembro-me bem de pensar «Deve se coincidência. Não pode haver outro avião a bater nas torres. Excepto se...» E deu-se a explosão, que acompanhei ao vivo. O jornalista Paulo Camacho ficou atarantado, pois perdeu as imagens mas recebeu a informação de que algo tinha sucedido. Durante todo o dia não afastei os olhos da televisão ou os ouvidos da rádio. Não sou pessoa viciada em actualidades (costumo dizer que só o tempo é juíz de qualidade) mas soube, assim que o 2º avião embateu na torre sul, que tinha sido um acontecimento marcantee definidor do século XXI que começava. Acompanhei o incêndio, as pessoas que se atiravam das torres em chamas, os bombeiros a entrar no edifício, o choque dos nova-iorquinos perante o sucedido, o desabamento, tudo quanto pude ansorver nesse dia e nos dias seguintes. Foi um momento dilacerante e só criminosos assassinos, sem fé nem honra, podiam vir depois à televisão vangloriar-se da morte de 3 mil pessoas inocentes do mundo inteiro. O calendário podia bem ser mudado de AC e DC para A11 e D1, tão decisivo foi este momento. Mas outros momentos (poucos) na História foram tão ou mais marcantes do que este. Mais decisivo, mundial, catastrófico, influente e decisivo para o Mund como um todo (e cujas consequência ainda hoje estamos a sofrer e de que o 11 de Setembro foi mais uma dos graves e imprevistos resultados) foi o assassinato do Arqui-Duqe da Áustria-Hungria e sucessor ao Trono Franz Ferdinand. O assassínio deste homem levou à morte de milhões de pessoas ao longo do século e, a 11 de Setembro de 2001, fez mais 3 mil...
De alecrim a 12 de Setembro de 2006 às 13:55
Parece que foi ontem eu estava na sala a estudar para um exame, quando a minha entrou na sala a dizer que tinha caído um avião numa das torres liguei a televisão e edisse-lhe com todo o descanso: " Oh, mãe isto é um filme!!"
Mudei para os outros canais e estava em todos a dar o mesmo...Percebi que era algo bem real...Também vi omesmo documentário que tu...Não posso deixar de ter pena do que lá aconteceu, mas lembro-me sempre que por causa das torres gémeas também bombardearam uma aldeia de pastores q nada tinham a ver com aquilo, e já ninguém fala neles...
De deMatos a 12 de Setembro de 2006 às 18:10
OlA
foi sem duvida um dia tragico, uma viragem de 180º a nivel economico, mentalidades, tudo mesmo, eu naquele dia estava em casa, e vi em directo o 2º aviao chocar contra a torre, e tal como tu, arrepiei-me todo mesmo... tambem vi o documentario da RTP e fiquei impressionado porque foi posta em causa muita coisa... e eu tambem ja tinha visto um outro onde diziam que as paredes das torres eram de estuque, logo era inevitavel a sua queda... é sem duvida uma data que por mais anos que passem nao se vai esquecer.

bjs :)
De sem-discussao a 12 de Setembro de 2006 às 19:07
Eu estava a trabalhar e só vi o que se passava, no noticiário na hora do almoço.
Primeiro, pensei que tinha sido um acidente. Só depois é que me apercebi da dimensão de tudo aquilo.
Ainda hoje eu penso...a ganancia do Homem, faz com que morram 3000 pessoas, num ápice!

bj **
De manelito caracol a 12 de Setembro de 2006 às 23:44
falta ai qualquer coisa nessa foto...


:(
De Hélder a 13 de Setembro de 2006 às 12:22
Oi Fiju!
Desculpa só agora poder retribuir o teu comentário, mas não tenho tido mesmo cabeça para nada!
Obrigado por teres aceite o meu desafio!
Pois... foi uma tragédia mesmo! Morreram muitas pessoas e muitas famílias ficaram destruídas por causa de um Atentado Terrorista!
Nesse dia, supostamente devia estar aqui para as minhas bandas.
Um beijinho.
De alcoreien a 14 de Setembro de 2006 às 01:44
Olá! Esse dia marcou-me muito. Pois tinha um familiar qeu trabalhava nas torres, felizmente ele nesse dia atrasou-se e quando chegou á zona do WTC já se tinha dado o ataque. Eu tb vi os documentarios na RTP, todos, houve um que me deixou a pensar, se calhar foi esse mesmo que mencionaste, fez sentido na minha cabeça tudo o k diseram.
Enfim... nese dia estava a passar férias em aveiro na casa do meu pai, acordei cedo, nem sei pk. e Liguei a tV, ligou num canal de noticias lá dos States, não me recordo o nome. Vi a imagem de uma torre com fumo, ainda nm bem tinha acordado, pensei : "Bem que grande incendio" depois percebi que eram as torres gémeas, quando comecei a despertar, estava a ouvir o que eles diziam, já que aquele canal estava a emitir em directo, vi tudo em tempe real. Estava a ver os jornalistas a falarem quando de repente se ouve um grito das pessoas do estudio enquanto passava a imagem emd directo no ecran do 2º aviao a bater na torre. Nem quis acreditar!! Fiquei estupefacta, sem reacção!! "Oh my god!, It seems like another plain hits the WTC" Foi o que disseram, eu só pensava "outro aviao? como é possivel? dois acidentes assim!!nao pode ser acidentes!!" Quando ouço as vozes "This does not look like an accident anymore, this may be a terrorist atack" Terrorismo? Axo k so comecei a ter noçao da verdadeira amplitude da palavra nesse dia. Liguei á minha tia para saber se tava tudo bem com a minha madrinha que morava lá e com o marido dela que trabalhava no WTC. Mas estavam incontactáveis. Ainda mais nervosa segui atentamente o noticiário mesmo em inglês. As imagens das pessoas nas janelas e a cairem do edificio chocaram-me muito, tais actos de desespero!! Milhares de pessoas faltavam sair, os bombeiros...quando vi a 1ª torre a cair pensei que não era possivel. Mas desabou com pessoas lá dentro!!! Manti a esperança até ao fim pensando que provavelmente conseguiriam retirar as pessoas do 2º edificio. Mas não...Tiveram o mesmo destino. Fiquei todo o dia colada ao ecran, a ver e rever as imagens, não conseguia acreditar. Não consegui mesmo! Nessa noite quase não dormi, pois as images e os sons das pessoas a cairem e a baterem no chão continuavam a vir á cabeça...E as imagens das torres a cair tb... Um dia que marcou a humanidade. Porque akilo nao foi um ataque só aos americanos, foi um ataque á humanidade, e so queria que os verdadeiros culpados fossem encontrados e nao os bodes espiatórios. e depois do documentario que vi acredigto cada vez mais que esse acto serviu para encobrir algo grande e muito mas muito mau. E QUASE 2000 vidas foram levadas por pessoas vis!
De Victor a 14 de Setembro de 2006 às 10:08
Estava a ajudar a minha namorada a mudar as coisas para a minha casa quando , em directo, o segundo avião embateu na 2ª torre.
De Victor a 14 de Setembro de 2006 às 10:09
url
De Pauxana a 15 de Setembro de 2006 às 11:27
Olá. Eu estava em casa, desempregada como agora e foi a tarde mais terrível da minha vida. Assisti em directo às imagens do segundo avião a embater nas torres, das pessoas quese atiraram, da escuridão, do negro até à horrível eclosão. Acho que nunca vou esquecer.

comentar artigo

Trastes da Fiju

Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Horas

Pensamentos recentes

...

A génese de nós dois

A folga

O faz de conta...

Fez hoje 9505 dias

De burro para cavalo

O problema dos 6 milimetr...

O clima, a gasolina e a S...

A tirar o pó das narinas

Animais que fumam? Ou ser...

Pensamentos arquivados

Dezembro 2009

Junho 2009

Setembro 2008

Junho 2008

Maio 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Deixa uma mensagem no Muro do Mundo!

Exercita os neurónios!

Rádio da Fiju

:: Rádio da FIJU ::





*♥*´¯`*.¸¸.*´¯`*.¸¸.*´¯`*.¸¸.*´¯`*♥*

Desenha, pinta ou faz rabiscos no quadro de pintura!



*♥*´¯`*.¸¸.*´¯`*.¸¸.*´¯`*.¸¸.*´¯`*♥*


Monta o puzzle!

Brinca com a Lobita!

adopt your own virtual pet!

O céu de Portugal

FASES DA LUA




Click for Castelo Branco, Portugal Forecast
Porto--> Click for Porto, Portugal Forecast Lisboa--> Click for Lisbon, Portugal Forecast Faro--> Click for Faro, Portugal Forecast

As visitas no mundo

Counters

























































































































































































































































eXTReMe Tracker