Domingo, 19 de Março de 2006

Palavra bonita - Pai




Este desenho todo raquítico foi feito no Dia do Pai por mim quando tinha 4 anos de idade. Era assim que agradecia ao meu papá quando era uma pirralha. Mas sei que ele gostava imenso destas prendinhas. É por isso que coloquei este desenho, porque as coisas mais simples na vida são muitas vezes as mais importantes.


Hoje, no dia do pai, não dei nenhuma prenda comprada numa loja ao meu pai, mas dei a coisa mais significativa, o meu amor!


Para todos os papás, feliz dia do Pai!


 


Origem do Dia dos Pais:


Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.


Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.


Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de Junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.


A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de Junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).


Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição. Em Portugal a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de Março. Mesmo com a ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Feito pelos neurónios da Fiju às 23:02
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De Anónimo a 21 de Março de 2006 às 10:52
Olá... também não dei nada palpável ao meu pai, dei-lhe o meu amor, como todos os dias, dei-lhe momentos de alegria e bem estar!
Se andarmos a oferecer prendas em todas as datas que nos impingem para esse fim, coitados de nós, é o dia do pai, mãe, mulher, namorados, aniversários, Natal... pois...

Beijocas

PS: O meu pai tem um desenho parecido com esse em cima da mesa de cabeceira ;)
Godi
(http://gajoegaja.blogs.sapo.pt)
(mailto:gouveia11@sapo.pt)
De Anónimo a 20 de Março de 2006 às 20:23
oi o teu mail ta muito fixe sera k m podes dar umas dicas pra eu criar um tb?
Mimi
</a>
(mailto:mimi_joao@sapo.pt)
De Anónimo a 20 de Março de 2006 às 19:41
Oixx..cá tou eu de novo, olha primeiro de tudo para comentars no meu Space, tens de ter um net passport que automaticamente tens quando crias um email da hotmail, caso contrario podes sempre registrar o teu email seja ele qual for sapo, clix, iol etc etc...com o net passport, para fazers iso vais a http://www.msn.com (http://www.msn.com) ou http://www.hotmail.com (http://www.hotmail.com)

Se for o caso de ters o net passport so tens d ir onde diz "adicionar comentario" prenches o formulário e voilá!! ;) Bjokas]|.·:εïз_Vanilla_εïз:·.|[
(http://vanilla.com.sapo.pt/Blog.htm)
(mailto:**@sapo.pt)
De Anónimo a 19 de Março de 2006 às 23:52
Pois é Fiju, não é por dar ou receber prendas muito esquisitas e/ou caras que se mostra que gostamos mais de alguém. Para certas pessoas é mesmo só fachada, para se ver... Boa sorte.paraquedista
(http://www.paraquedista.blogs.sapo.pt)
(mailto:fsilva@sapo.pt)
De Anónimo a 19 de Março de 2006 às 23:38
Ai os nossos papás, quem eramos nós sem os nossos papás, sem os nossos herois, sem os nossos protectores!!! Pai, definitivamente uma palavra bonita e mto importante. Áhhh! Lindo desenho...és como eu tenho tudo guardado desde os tempos de infancia ate agora, nada foi jogado fora e olha lá, deu-te jeito hihi ^^ Boa Semana ***Vanilla
(http://vanilla.com.sapo.pt/Blog.htm)
(mailto:**@sapo.pt)

comentar artigo